Quando Aang parte para ajudar Zuko com os Kemurikage, Katara e Sokka retornam à Tribo da Água do Sul por conta própria. Katara fica chocada ao descobrir que sua amada aldeia se transformou em uma cidade movimentada, com ninguém menos que seu pai, Hakoda, no comando! Uma nortenha chamada Malina parece estar por trás dessa mudança, incentivando a unificação do Norte e do Sul… mas quais são seus verdadeiros objetivos?
Após tentar sequestrar Katara e Sokka, um sulista chamado Gilak deixa uma nota assustadora para Hakoda: “Logo você verá a verdade, chefe”. O juramento deixa todos apreensivos – incluindo Katara, que permanece cética quanto à integração das duas tribos. À medida que a nortenha Malina anuncia uma parceria com a empresa do pai de Toph Beifong, seu próprio irmão surge para difamá-la. Os piores medos de Katara foram confirmados?
O Senhor do Fogo Zuko e o Rei da Terra Kuei chegam à Tribo da Água do Sul em meio a protestos contra a prisão de Gilak. Enquanto os líderes se reúnem para solidificar os planos de unificação de Malina e Hakoda, Gilak escapa e lidera uma poderosa rebelião! Diante dessas duas tribos opostas, Katara terá que se reconciliar com sua nostalgia e desconfiança para salvar o lar que ama de ser permanentemente despedaçado.