A mãe de Zuko, Ursa, está desaparecida há anos, e Ozai é a única pessoa que pode saber de seu paradeiro. Incapaz de extrair a informação de seu pai, Zuko liberta Azula da instituição mental na esperança de que Ozai confie a ela o local onde sua mãe está. Quando Azula encontra uma carta escondida em um dos bunkers de Ozai, o Time Avatar concorda em viajar com os irmãos reais para ajudá-los a encontrar sua mãe. O conteúdo da carta pode ser a chave para o paradeiro de Ursa, mas também guarda um segredo bem guardado que dará a Zuko uma nova razão para encontrar sua mãe há muito perdida.
Com a revelação de que ele pode não ser filho de Ozai afinal, Zuko sente a necessidade de encontrar sua mãe mais do que nunca. Apesar da alegria do Senhor do Fogo, Aang sabe que a verdade sobre a paternidade de Zuko pode custar-lhe o direito de governar a Nação do Fogo. Enquanto isso, a chegada do Time Avatar em Hira’a traz respostas sobre o homem mencionado na carta, Ikem, que rumores dizem ter se refugiado no Vale do Esquecimento após Ursa partir. Ao mesmo tempo, os flashbacks de um tempo anterior na vida da Família Real continuam, revelando mais informações sobre o desaparecimento de Ursa e se ligando cada vez mais à busca de Zuko e Azula. Eles encontrarão o homem que procuram no Vale do Esquecimento, ou descobrirão uma face totalmente diferente da floresta?
Cauteloso com a instabilidade mental cada vez mais perigosa de sua irmã, Zuko cede em permitir que a equipe mantenha Azula sob um controle mais rígido, assim como Aang persuade a Mãe das Faces a fazer uma aparição. O espírito anuncia que concederá apenas um favor a um humano, então Zuko desiste de sua chance de encontrar sua mãe para que Misu possa fazer um pedido em nome de seu irmão Rafa. Antes que ela possa pedir para Rafa ter seu rosto de volta, no entanto, Azula intervém e exige saber onde pode encontrar Ursa, Princesa da Nação do Fogo, e a resposta que a Mãe dos Rostos fornece não é o que ninguém espera. Quando Misu insiste incessantemente para que o espírito conceda seu favor também, o espírito se enfurece, e ninguém está isento de sua ira.
Os flashbacks do passado de Ursa também continuam, revelando os detalhes de seu encontro com Noren durante sua viagem de volta a Hira’a. O que ela aprende em sua cidade natal eventualmente a leva ao Vale do Esquecimento, onde um novo capítulo de sua vida começa. É em Hira’a que a busca de seus filhos e a vida que ela agora leva podem finalmente coincidir.